Notícias
Curso Planta de Valores Genéricos do Solo Urbano e Avaliação das Construções
31/08/2022

Curso Planta de Valores Genéricos do Solo Urbano e Avaliação das Construções

FORMATO EAD - 40 horas: de 19/09 a 18/10/22 por meio da plataforma da UFSC.

FORMATO PRESENCIAL - 24 horas: dias 20/10 (8h45 às 16h45), 21/10 (8h45 às 15h), 27/10 (8h45 às 16h45) e 28/10 (8h45 às 15h).

OBJETIVOS: desenvolver capacidades para elaborar uma planta de valores genéricos do solo urbano e atualizar o valor das construções sem atualizar as dimensões nem incorporar novos blocos construídos, gerando desta forma documentos e dados analíticos úteis à definição de políticas tributárias e estimular a reflexão sobre problemas e dilemas relacionados às políticas tributárias.

PÚBLICO-ALVO: engenheiros, arquitetos e demais servidores públicos vinculados ao cadastro, ao planejamento, ao financiamento e/ou à tributação das prefeituras. Curso exclusivo aos municípios da Amve.

TEMÁRIOO programa do curso está composto pelos seguintes módulos:
1. Introdução ao mercado imobiliário.Descrição dos Agentes, do funcionamento e do monitoramento do mercado.
2. Introdução à estatística descritiva.Determinação da média, mediana, moda e coeficientes de amostras de mercado.
3. Introdução ao Sistema de Informação Geográfica livre QGIS.Manipulação de arquivos raster e vetoriais, servidores web.Estruturação do Observatório de Valores do Solo Urbano.
4. Análise exploratória de dados de mercado.Emprego da teoria de análise estatística descritiva utilizando o programa Geoda com os dados do observatório de valores.Análise de desempenho das avaliações. Calcular as medidas de desempenho das avaliações (nível e uniformidade) em ambiente Excel e espacialização das medidas de desempenho utilizando.Sistema de Informação Geográfica (QGIS).
5. Introdução à Geoestatística.Apresentação e interpretação do semivariograma.Geração do semivariograma utilizando o programa livre Vesper.Análise da dependência espacial do mercado de solo no programa livre Vesper.
6. Introdução à inferência estatística.Regressões simples e múltipla aplicadas a modelagem do mercado imobiliário.Cálculo das regressões em Excel e nos sistemas livres Geoda e Saga.
7. Geração da Planta de Valores Genéricos.Interpolação, geração da superfície contínua de valor utilizando os sistemas de informação livre.Saga e QGIS.Discretização da superfície de valores de metro quadrado do solo por objetos espaciais: lote, quadra e trecho de logradouro.
8. Reavaliação de construções.Atualização de valores unitários com base em publicações Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices) e Sinduscon-SC.Atualização de valores unitários com base em regressões.

PROFESSORES: Dr. Diego Erba, Dr. Everton da Silva, MSc. Antônio Augusto Ferreira de Oliveira, MSc. Caroline Bernardo Silva, MSc. Hatan Pinheiro Silva, Dra. Liane Ramos da Silva.

INSCRIÇÕES disponíveis por meio do endereço eletrônico [email protected]. Vagas limitadas!

CERTIFICADO será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição em até 10 dias úteis após a realização da última aula. 

PROMOÇÃO: Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab).

PATROCÍNIO: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC).

APOIO: Programa Ação Fiscal da Amve.