Notícias
Evento abordará obras estruturais previstas para a Bacia do Rio Itajaí
15/03/2022

A realização da 13ª Semana de Engenharia do CEAB e XII Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, visa promover a participação dos profissionais da engenharia, arquitetura, estudantes, gestores públicos, membros do Comitê do Itajaí e Comunidade em Geral com o objetivo de conhecer, analisar e discutir o estudo sobre os efeitos cumulativos e sinérgicos das obras propostas pela Defesa Civil de Santa Catarina (DC) para a prevenção de desastres hidrológicos na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.

O conjunto das obras estruturais previstas para a Bacia do Rio Itajaí, cujos estudos e projetos foram contratados pela Defesa Civil de Santa Catarina, compreendem: (i) 8 barragens de contenção de cheias no rio Perimbó, rio Taió, rio Braço do Trombudo, rio Pombas Montante, rio Pombas Jusante, Serra dos Alves, Serra Velha e Botuverá; (ii) Melhoramento Fluvial Timbó, Taió, Rio do Sul e Lontras; (iii) Melhoramento Fluvial Indaial, Blumenau, Gaspar; (iv) Melhoramento Fluvial Canal retificado rio Itajaí Mirim; (v) Melhoramento Fluvial Ilhota, Itajaí e Navegantes; (vi) Melhoramento Fluvial no Rio Itajaí Açu.

Durante o andamento dos processos de licenciamento, foi identificada, por parte do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a necessidade de uma visão integrada da operação dos empreendimentos, sendo então demandado pelo IMA à DC “a elaboração de um estudo contendo uma análise hidrológica integrada da Bacia do Rio Itajaí-Açu, contemplando a análise dos efeitos cumulativos e sinérgicos das intervenções propostas, de modo a possibilitar maior segurança e efetividade nas ações, inclusive na abordagem das obras co-dependentes”.

De acordo com o disposto no art. 38, I, da Lei Federal nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, “compete ao Comitê de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área de atuação, promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes”. Assim, a Secretaria Executiva do Comitê do Itajaí procurou o CEAB para propor a realização de evento conjunto, que pudesse mobilizar profissionais ligados à área da engenharia para discutir os resultados desse estudo, por se tratar de tema de fundamental relevância para a Bacia do Rio Itajaí, periodicamente assolada por desastres hidrológicos. E diante deste cenário, a tendência é colocar uma grande expectativa em grandes obras estruturais como solução para todos os problemas. Porém, não existe solução milagrosa, e se as obras estruturais podem contribuir para mitigar certos impactos, não se pode relegar a segundo plano, o efeito de medidas não estruturais, como o controle do uso e ocupação do solo urbano.

Assim, conhecer, analisar e discutir o estudo da avaliação hidrológica integrada da Bacia do Rio Itajaí, para melhor compreender os efeitos cumulativos e sinérgicos das intervenções que estão sendo propostas pela DC, é a melhor forma de buscar segurança e efetividade na tomada de decisão. Por isso a realização do evento, como forma de socializar os projetos que estão sendo propostos pela DC e quais os efeitos esperados.

O Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia do Itajaí surgiu no ano de 2012, a partir de uma iniciativa do Comitê do Itajaí e da FURB. O Fórum tem por objetivo a busca de soluções compartilhadas para a redução dos riscos de desastres.

A organização do Fórum está sob a responsabilidade do Comitê do Itajaí e nesse ano de 2022 tem como apoiadores o Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB) e a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).

De 2012 até 2018 foram realizados onze fóruns nos quais se discutiram os seguintes temas: I Fórum - Sistemas de alerta e previsão de inundações na bacia e as medidas adotadas pelos municípios. Foi realizado no dia 30/05/2012 em Blumenau; II Fórum - Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e o papel do Sistema de Justiça na Prevenção aos Riscos de Desastres. Foi realizado no dia 28/11/2012 em Blumenau; III Fórum - Atlas Brasileiro dos Desastres e modelos de análise e de mapeamento de áreas inundáveis. Foi realizado no dia 4/7/2013 em Brusque; IV - Fórum Gestão de riscos e o papel das redes de educação ambiental, geotecnologias e planos de recursos hídricos na prevenção de desastres naturais. Foi realizado no dia 7/11/2013 em Rio do Sul; V Fórum - Gestão de riscos, gestão territorial, responsabilidade civil do Estado e o papel das florestas na redução dos impactos dos desastres naturais. Foi realizado no dia 15/8/2014 em Blumenau; VI Fórum - Erosão hídrica, uso do solo e gestão de riscos. Foi realizado no dia 24/6/2015 em Rio do Sul; VII Fórum – Política Nacional de Segurança de Barragens e sua Implementação no Estado de Santa Catarina. Foi realizado nos dias 1 e 2/12/2015 em Blumenau. VIII Fórum – A Drenagem urbana no Contexto da Prevenção aos Riscos de Desastres. Foi realizado no 14/6/2016 em Itajaí; IX Fórum – Planejamento Urbano e Regional: construindo cidades resilientes. Foi realizado no dia 4/10/2016 em Blumenau; X Fórum - Educação Ambiental para gestão de Riscos de Desastres. Foi realizado nos dias 25 e 26/9/2017 em Blumenau. XI Fórum - Terraplanagem X Desastres: boas práticas auxiliam na mitigação de impactos. Foi realizado nos dias 14 a 16/08/2018 em Brusque.

Já em relação à Semana de Engenharia, evento paralelo ao Fórum, o CEAB organiza periodicamente o evento, promove palestras e debates sobre importantes temas da área de Arquitetura e Engenharias. Possui um histórico de 12 semanas realizadas, atendendo a mais de 3.000 profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia e atingindo, de forma direta ou indireta, mais de 20.000 pessoas da cidade de Brusque e região desde o ano 2.000, ano de realização da 1ª Semana de Engenharia.

Dentre os diversos assuntos abordados nas Semanas de Engenharia, destacam-se aqueles relacionados ao exercício profissional, debatendo sobre os caminhos da engenharia a valorização profissional, atuação e capacitação profissional, com discussões abrangentes sobre a profissão; temáticas sobre a cidade de Brusque e da região, acerca dos limites territoriais do município, parque nacional da serra do Itajaí, planejamento urbano e estatuto das cidades assim que o mesmo passou a vigorar, discussões que envolveram inclusive a participação de municípios vizinhos; debateu também sobre temáticas nacionais e globais como meio ambiente, resíduos sólidos, saneamento, água, mudanças climáticas globais e regionais e inovações tecnológicas; envolvendo instituições como a prefeitura municipal, câmara de vereadores, conselhos profissionais, instituições de ensino (mais especificamente aquelas relacionadas às formações técnicas), órgãos estatais, organizações não governamentais, associações e entidades representativas relevantes na cidade e região, mostrando, desta forma, a importância da semana de engenharia como evento técnico de importância regional.

Como resultados, espera-se contribuir para o aprimoramento dos profissionais da engenharia e arquitetura, bem como, promover amplo debate sobre os efeitos cumulativos e sinérgicos das obras propostas pela Defesa Civil de Santa Catarina (DC) para a prevenção de desastres hidrológicos na Bacia do Rio Itajaí.

__________________________

13ª SEMANA DE ENGENHARIA CEAB

XII FÓRUM PERMANENTE DE PREVENÇÃO AOS RISCOS DE DESASTRES NA BACIA DO RIO ITAJAÍ


Data: 22, 23 e 24 de março de 2022

Local: UNIFEBE Brusque

Horários: conforme programação

Inscrições: https://forms.gle/Rsq4qtqkNQJq5S9r8

Vagas Limitadas!

__________________________